As águas e cachoeiras são, sem dúvida, o espetáculo mais atraente do destino. Entre os inúmeros afluentes de Sana, o Peito do Pombo é uma ótima opção com pelo menos cinco quedas diferentes e uma visão de 360º da região. Simplesmente arrebatador! Se resolver escalar o pico, esteja fisicamente preparado: o fabuloso percurso de ida e volta implica uma caminhada de sete horas.
Apesar do trajeto ainda mais longo, a cascata Roncadeira, situada no ribeiro de São Bento e considerada a mais bonita de Sana, é certamente digna do desafio. Um profissional especializado orienta os visitantes, cobrando uma taxa simbólica no início do trajeto. Para as trilhas mais difíceis, aliás, jamais hesite em contratar um guia.
Se você curte rafting e canoeing, está ao destino certo! A região atrai desde esportistas iniciantes até os mais experientes. Com corredeiras que oferecem quedas em grandes volumes de água, o rio Macaé, que tem sua nascente em Nova Friburgo e deságua no Oceano Atlântico, possui água transparente e temperatura agradável para práticas esportivas.
Utilizando botes, você desce por corredeiras incríveis, com níveis que vão de I a IV, sendo o primeiro com águas calmas, poucas pedras e poucas manobras, passando por águas mais agitadas, que exigem maior habilidade. Mais adiante, você chega a curvas com pedras volumosas, uma experiência perfeita para praticantes tarimbados.
Esta adrenalina é cercada por toda uma natureza deslumbrante, que vai se descortinando pelas encostas da serra, num movimento que se assemelha ao de uma serpente. Por isso, curta cada minuto, enquanto passa pelas curvas do rio. Mas lembre-se: é importante que as descidas sejam acompanhadas por instrutores.