Recife tem belíssimas praias nos seus arredores que merecem um bate-volta, que pode ser feito de carro ou ônibus. 60 km ao norte da capital fica a Ilha de Itamaracá, que teve forte influência holandesa. Por lá, vale visitar o Forte Orange e sua praia, o Ecoparque Peixe-Boi & Cia, a histórica Vila Velha e a Ilhota Coroa de Avião.
Uma das praias mais famosas da região é Porto de Galinhas, a 50 km da capital. Ali, a grande atração é pegar uma jangada para mergulhar nas piscinas naturais cheias de corais e peixes. O passeio só pode ser feito com a maré baixa, então é importante se programar com antecedência.
As praias da Vila, Muro Alto e Pontal do Cupe são bem-estruturadas com quiosques e restaurantes, e ali nunca há um dia ruim para mergulhos - independente da maré. Quase uma praia particular, a Enseadinha de Serrambi ainda não foi descoberta pela massa de viajantes e também promete momentos de relaxamento total.
Maracaípe é o point dos surfistas, mas quem não é adepto do esporte poderá relaxar em mesinhas instaladas na beira da água, na foz do rio. É dali também que saem as jangadas em direção ao manguezal, onde é possível ver cavalos-marinhos.
A 30 km de Porto de Galinhas (90 km do Recife), fica a Praia dos Carneiros, com seu mar azul-esverdeado praticamente intocado. Bares de praia oferecem pratos típicos da região, mas não fique somente por ali. Caminhe pela areia para explorar as paisagens de cartão postal emolduradas pelos coqueiros.