Antes da farra, recarregue as energias nas inúmeras cachoeiras da região. A Serra dos Pirineus é sede de belas quedas d’água, que podem ser alcançadas por meio de trilhas de diferentes níveis.
Nesta reserva particular, é possível percorrer uma trilha de 1,5 km - rodeada de árvores centenárias - que termina numa bela cachoeira com piscina natural. Por ali ainda é possível praticar rapel, tirolesa e arvorismo, além de relaxar em meio à natureza.
Erguido no fim do século XVIII, este engenho de cana-de-açúcar é tombado como patrimônio histórico. Bem conservado, é possível admirar a arquitetura colonial, incluindo muros de pedra construídos por escravos.
Durante os 4 dias de festa, o centro histórico de Pirenópolis é tomado pelo ritmo de Carnaval. Milhares de foliões vão atrás dos divertidos blocos que desfilam pelas ruas da cidade.
As noites de Carnaval em Pirenópolis terminam com a apresentação de tradicionais marchinhas carnavalescas. Dirija-se à praça principal da localidade e divirta-se ao som de clássicos como “Mamãe eu quero” e “Cabeleira do Zezé”.