A arquitetura, com forte influência portuguesa, é um dos destaques de Oliveira. Passeando pelo centro histórico, você admira belos casarões do século XIX. Alguns abandonados, outros restaurados em todo seu esplendor, todos surpreendem os visitantes com sua beleza.
Carlos Chagas, cientista descobridor da doença de chagas, é o cidadão mais ilustre de Oliveira. Atualmente, sua residência, na Rua XV de Novembro, funciona como um centro cultural com um rico acervo histórico.
A Igreja Matriz Nossa Senhora de Oliveira é uma das mais bonitas de Minas Gerais. Construída em 1780 misturando o estilo barroco mineiro e colonial, impressiona com seu tamanho. Em estilo românico e com alguns elementos góticos, a Igreja nova, na Praça Doutor José Ribeiro da Silva, também merece uma visita.
Pequenina, a Igreja dos Passos possui em seu interior a relíquia de Santo Lenho, um pedaço da Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo. O presente foi oferecido ao local pelo Papa João XXIII e hoje pode ser contemplado pelos visitantes. Por fim, o Santuário de Nossa Senhora de Aparecida, a 1,5km do centro, é um dos espaços católicos mais importantes da região.