Metodologia
Para chegar na lista dos 5 destinos indicados levou-se em conta a opinião de viajantes em redes sociais, artigos e blogueiras especializadas, bem como informações coletadas em parceria com as agências Travel with Rose e Womderland, especializadas em viagens para mulheres. Uma vez selecionados os destinos mais populares, a classficação levou em conta os seguintes 6 fatores:
- Preço médio por acomodação: foram levadas em consideração a média de preço de todos os alojamentos disponíveis no LarDeFérias nos destinos selecionados durante todo o ano.
- Segurança: informação baseada no Índice Global da Paz 2018.
- Hospitalidade: dados com base na pontuação dada por país na subcategoria de International Openness do Índice de Competitividade Turística e Viagens 2017 realizado pelo Foro Econômico Mundial. ***
- Número de atividades: dados extraídos de acordo com a pontuação definida para cada país em relação ao número de “coisas para fazer” pelo TripAdvisor.
- Viagens e transporte: dados extraídos de acordo com a pontuação recebida por páis com base na sub-categoria de Viagens e Transportes (Travel & Transport) dentro da maior categoria de Qualidade de Vida (Quality of Life Index) do Índice do Expat Insider 2017 realizado pela Internations. Para Islandia, uma vez que não é mencionada no índice, foram consideradas as seguintes fontes: Islândia guia feito pela Lonely Planet e O transporte público na Islândia na Wikipedia.
- Custo de vida: os dados representam a pontuação recebida por cada país com base na categoria Custo de Vida (Cost of Life) do Índice do Extpat Insider 2017 realizados pelo Internations. Para Islandia, uma vez que não é mencionada no índice, foram consideradas as seguintes fontes: Custo de vida em Reykjavik por Numbeo; É caro na Islândia? pelo Guia da Islândia; e Islândia: quarto país mais caro do mundo pelo El Reykjavik Grapevine.
Como foi calculada a pontuação?
Para calcular a pontuação total e classificar os cinco países, se assignou uma pontuação de 1 (pontuação mais baixa) a 5 (pontuação máxima) a cada destino considerando cada um dos 6 fatores mencionados. Dado o número de fatores (6), e a pontuação mais alta possível (5), a pontuação máxima é de 30 pontos. Nesse sentido, a classificação é o resultado da soma de todas as pontuações dadas para cada fator.
- Segurança - Índice Global da Paz 2018: do total de 163 países participantes do ranking, definiu-se a pontuação de 5 para os países entre a posição 1 a 33 no ranking; na sequência, 4 pontos para posições 34 a 66; 3 pontos para posições 67 a 99; 2 pontos para países entre a posição 100 e 132 e, por fim, 1 ponto para os demais.
- Hospitalidade - Índice de Competitividade Turística e Viagens 2017: do total de 136 países participantes do ranking, definiu-se a pontuação de 5 para os países entre a posição 1 a 28 no ranking; na sequência, 4 pontos para posições 29 a 57; 3 pontos para posições 58 a 86; 2 pontos para países entre a posição 87 e 115 e, por fim, 1 ponto para os demais.
- Número de atividades - TripAdvisor: como u número de atrações e lugares de interesse varia muito de acordo com o destino, se definiu a pontuação mais alta para destinos com o maior numero de opções na categoria “O que fazer”. A distribuição ficou da seguinte forma: Itália 5 pontos (# 1741); Indonésia 4 pontos (# 1717); Islândia 3 pontos (# 1716); Marrocos 2 pontos (# 1556); e Peru 1 ponto (# 1527) .
- Viagens e Transporte - Índice do Expat Insider 2017: do total de 65 países participantes do ranking, definiu-se a pontuação de 5 para os países entre a posição 1 a 13 no ranking; na sequência, 4 pontos para posições 14 a 26; 3 pontos para posições 27 a 39; 2 pontos para países entre a posição 40 e 52 e, por fim, 1 ponto para os demais.
- Custo de vida - Índice do Expat Insider 2017: do total de 65 países participantes do ranking, definiu-se a pontuação de 5 para os países entre a posição 1 a 13 no ranking; na sequência, 4 pontos para posições 14 a 26; 3 pontos para posições 27 a 39; 2 pontos para países entre a posição 40 e 52 e, por fim, 1 ponto para os demais. No caso da Islandia fi definida a pontuação 1 dada a investigação nos meios mencionados e uma comparativa feita com outros destinos do ranking.