Como criamos esse estudo
Neste levantamento, utilizamos informações da International LGBTQ+ Travel Association (IGLTA) para identificar festivais do Orgulho LGBT+ ao redor do mundo. A partir daÃ, coletamos dados referentes à s seguintes 5 categorias: acessibilidade de viagem, crescimento em popularidade, bares e baladas LGBT friendly disponÃveis, leis e polÃticas de inclusão LGBT+ e média de preços para acomodação. A lista final apresenta os 50 destinos que obtiveram melhor performance em todas as categorias. Ficaram fora da lista destinos em que as celebrações ocorreram antes do lançamento deste estudo (25 de maio de 2019).
Depois de coletar os dados, designamos para cada categoria uma pontuação de 0 (pontuação mais baixa) a 10 (pontuação maior).. Essa fórmula foi aplicada para as 5 categorias sendo 50 a maior pontuação total possÃvel para um destino. Para definir as pontuações foi utilizada a seguinte equação:
Pontuação(i) = 10 ( ( (x(i) - x(min) ) / ( (x(max) - x(min) ) )
Como cada categoria foi pesquisada e pontuada
Acessibilidade: examinamos o número de vôos diretos disponÃveis nos aeroportos internacionais mais próximos à s cidades analisadas utilizando flightsfrom.com como fonte. Cidades que não possuem um aeroporto próximo (Benidorm, Brighton e Sitges) receberam a mesma pontuação que as cidades mais próximas com aeroportos (Alicante, Londres e Barcelona). A cidade com maior oferta de vôos internacionais diretos recebeu pontuação 10 enquanto as demais foram pontuadas de acordo com a fórmula acima.
Popularidade: utilizamos a nossa base de dados sobre buscas por acomodação para os festivais em 2019 em comparação com o ano anterior. A partir daà foi possÃvel entender o aumento exponencial de interesse nas paradas do Orgulho LGBT+ nesses destinos. A cidade com o maior crescimento anual recebeu a pontuação 10 enquanto as demais foram pontuadas de acordo com a fórmula acima.
Vida Noturna LGBT+: através de ferramentas online de mapeamento foi possÃvel identificar bares e boates LGBT+ friendly em cada uma das cidades listadas. A cidade com maior oferta de bares e baladas LGBT+ recebeu a pontuação mais alta (10) enquanto as demais foram pontuadas de acordo com a equação acima.
Direitos LGBT+: calculamos a pontuação com base no banco de dados provido por DestinationPride.org, portal que avalia leis que promovem igualdade como casamento, leis de proteção à identidade de gênero e anti-discriminação, direitos civis e sentimento e reputação nas redes sociais. A cidade com leis mais progressistas recebeu a pontuação mais alta (10) enquanto as demais cidades foram pontuadas de acordo com a equação anterior.
Acomodação: esses dados refletem os preços médios de todos os alojamentos disponÃveis no LarDeFérias durante a noite anterior e posterior ao dia da Parada do Orgulho LGBT em cada um dos destinos analisados, A cidade com menores preços de acomodação recebeu a pontuação máxima (10) enquanto as demais foram pontuadas de acordo com a equação anterior.