O turismo de aventura é a grande estrela de Brotas. Seja com sua família, amigos ou até mesmo crianças, o mais difícil é escolher quais atividades fazer! Entre as mais radicais, destacam-se a tirolesa, arvorismo, canoísmo e até mesmo queda-livre. Quem gosta de água vai se divertir praticando rafting e boia cross nos rios da região.
Os passeios em quadriciclos, em veículos 4x4 e de mountain bike são uma ótima opção para todas as idades. Independentemente da sua escolha, é importante contratar uma empresa especializada para garantir a segurança durante a prática esportiva. As agências de ecoturismo se concentram próximas ao Parque dos Saltos, a menos de 2km do centro da cidade.
O Parque dos Saltos, aliás, é uma das atrações mais populares, frequentado por moradores e viajantes. Antigamente, a represa era usada para produzir energia elétrica, mas agora é só um local de lazer. São várias quedas d’água artificiais que proporcionam um belo cenário para ser percorrido através de pontes e trilhas. Relaxe ao som da água corrente ou se refresque dando um mergulho no Rio Jacaré Pepira!
As cachoeiras e as piscinas naturais de Brotas ficam em propriedades privadas que cobram ingresso e oferecem uma boa infraestrutura para os visitantes. Se você procura quedas com acesso fácil, vai gostar do Recanto das Cachoeiras (a 18km do centro) e da Cachoeira 3 Quedas (a 23km de distância). Os dois parques têm trilhas pavimentadas, piscinas, restaurantes e vestiários.
Para se aventurar em caminhadas no meio da Mata Atlântica, o Sítio 7 Quedas é ideal! A 30km de Brotas, o espaço tem quatro cachoeiras acessíveis através de trilhas moderadas. O Ecoparque Cassorova fica a 29km da cidade e tem opções para todos. A cachoeira que dá nome ao local tem 60m de altura e é alcançada através de um percurso pavimentado. Percorrendo uma trilha de nível intermediário no meio da mata, você chega à Cachoeira dos Quatis.
A nascente Areia que Canta, a 10km da cidade, é um dos pontos mais famosos de Brotas. O local tem esse nome por causa das areias de grãos de quartzo, que produzem um som único quando friccionados. As visitas guiadas duram por volta de 3h e também passam pelas corredeiras do Rio Tamanduá.